Vejo muita gente falando em viral, buzz na internet e também vejo muitas pessoas se questionando o que será esse tal de buzz?
Neste post vou acabar com várias dúvidas e dar algumas dicas de como gerar um viral on-line.
Marketing viral é você gerar uma imagem, um vídeo, uma ideia, um texto, um artigo, etc., onde as pessoas se responsabilizam por divulgar por livre e expontânea vontade a sua ideia. Seria o famoso box to box(caixa de e-mail para caixa de e-mail), ou seja, boca-boca na web.
Buzz na web seria o "bafafa" gerado por essa ação de marketing viral bem sucedida, onde praticamente todas as pessoas leriam ou veriam ou ouviriam sua mensagem.
Esse tipo de propaganda normalmente é bem aceita e em alguns casos as pessoas nem percebem que é uma ação de marketing viral. Por isso tem um retorno inesperado, é difícil termos o controle do tamanho da divulgação gerada com essas campanhas caso ela não seja bem planejada.
Exemplo: Campanha da cerveja Antárctica, meu nome aparece tatuado no braço da Juliana Paes e o nome do meu amigo na bunda do buçunda, isso gerava uma gozação entre amigos e fazia com que muitas pessoas enviassem umas as outras divulgando assim a cerveja sem perceber.
Dicas para gerar um buzz de sucesso na web
- Analise o público-alvo(target): Defina quem você quer atingir com a mensagem, colete dados sobre o seu target e estude o comportamento dele (costumes, gostos, hábitos, interesses, etc.);
- Seja original: Dificilmente as pessoas costumam passar para frente uma mensagem mais de uma vez. Por isso é importante ser criativo e criar algo novo, interactivo, curioso, diferente;
- Crie um apelo: Seu viral precisa atingir o target de alguma forma seja através de um apelo emocional, cômico, curioso, importante, etc.
- Defina sua mensagem(conteúdo): Um viral não terá sucesso se não tiver uma mensagem a ser transmitida e se essa mensagem não for claramente entendida pelo público-alvo;
- Divulgue: Use redes sociais (orkut, myspace e outros), e-mails, messenger, blogs, sites. A ideia principal é que você só de o pontapé inicial e então deixar que vire uma bola de neve
- Analise: É possível acompanhar o andamento da campanha de marketing viral disponibilizando o buzz em um link único e gerênciar as estatísticas de acesso daquela página;
Transformando sua ideia em viral
A mensagem deve ser curta, porque se for longa não funciona e se torna cansativa. A mensagem deve ser clara e de fácil assimilação, porque se as pessoas não entenderem, elas não passam à diante. É preciso ser interactivo, porque campanhas interactivas tem maior sucesso e melhor receptividade. Procure sempre incluir a palavra-chave mais importante na mensagem principal e lembre que buzz é algo de momento e dura pouco tempo.
Segundo Seth Godin:
Ninguém "envia" uma ideia a menos que...
- a entenda,
- a queiram enviar,
- acredite que disseminação vá aumentar seu poder, sua reputação, seu número de amigos ou a paz de espírito,
- o esforço necessário para encaminhar a ideia seja menor que os benefícios
Ninguém "aceita" uma ideia a menos que...
- a primeira impressão demande uma pesquisa mais profunda,
- já tenham compreendido as ideias fundamentais para entender a nova ideia,
- o remetente seja de confiança ou respeitável o suficiente para investir o tempo necessário
Cuidado para não...
- Ser pego tentando disfarçar que não esta fazendo propaganda,
- Gastar uma fortuna na produção do seu viral,
- Transmitir a mensagem errada ou deixar de passar a mensagem principal,
- fazer um viral sem ter estrutura para aguentar o retorno que esse buzz pode gerar
Post by: Rafael Perozin
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