sexta-feira, 13 de março de 2009

Prison Break - Um exemplo de estratégia


Estratégia é algo muito importante no marketing, pois além de um bom planejamento, um bom plano de ação e boas táticas é preciso uma boa estratégia para se conseguir fazer uma campanha eficiente.


Apesar do Michael do Prison Break não ser um marketero, ele é um excelente estrategista e é com base em algumas ações deles que vou dar algumas dicas de como fazer uma estratégia bem feita.

No seriado, o responsável pela estratégia de fuga da prisão de segurança máxima antes de entrar lá, estudou cada detalhe, analisou todas as possibilidades de fuga, as parcerias que precisariam ser feitas, planejou uma estratégia para depois que saíssem, e também elaborou outras alternativas caso alguma das planejadas inicialmente dessem erradas, depois que entrou na cadeia, ele segui o plano de ação, etapa por etapa, muitas vezes precisando usar um plano B.

Com o mercado não é muito diferente, é necessário pesquisas, analises do mercado, da concorrência e de possíveis relações com partes interessadas. O plano de ação precisa estar bem elaborado com boas estratégias, é preciso também fazer como o Michael, seguir etapa por etapa sem querer dar passos maiores que as pernas e vale sempre ter uma carta na manga para quando surgir imprevistos.

Umas das estratégias dele era a relação com partes interessadas o que é muito vantajoso para qualquer empresa.

Exemplo: Surge uma empresa no mercado que produz algo que a minha sempre quis produzir mas para nós não era vantajoso, nada melhor que oferecer uma parceria para aquela empresa, ficando bom para os dois, aumentando seus lucros por oferecer aquele produto e aumentando os lucros do parceiro graças ao valor da sua marca e aos clientes que você já tinha.



E por ai vai. Se ficarmos analisando cada ação do Michael iremos achar algo semelhante no marketing então vou deixar apenas minha famosa dica:
Antes de definir qualquer estratégia e sair por ai executando-a, é preciso estudar muito bem o mercado, para não acontecer surpresas que você não esteja esperando e não saiba como resolver. E não basta analisar apenas uma vez o mercado, esteja atento a tudo que surge no mercado, assim você consegue se manter sempre a frente.

Nenhum comentário: