segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Jaiku: o Twitter do Google


Ainda não conhecia essa rede, porém ela existe desde 2008. Por enquanto o Twitter é o centro das atenções, porém o Jaiku tem alguns recursos que deixa o Twitter em segundo plano.

Verdadeiras Conversações

Este talvez seja o melhor motivo para migrar para o Jaiku. No serviço de micro-blogging do Google, as mensagens enviadas(Jaikus) para o serviço se transformam automaticamente em tópicos, permitindo que os amigos possam discutir de forma organizada.

Enquanto seus replys são montados no estilo fórum, seus contatos podem acompanhar as discussões e interagir dentro do assunto. Veja um exemplo.

Tags mortas? Prefira Canais vivos!

Enquanto no Twitter os usuários adicionam tags(ex: #AntiTwitter) as mensagens para destacar algumas informações, no Jaiku as simples "tags" funcionam como verdadeiros canais que centralizam as informações.

Ao visitar um canal, é possível acompanhar todas as mensagens sobre um determinado assunto, e interagir ao mesmo tempo, com todos os usuários envolvidos. Enquanto no Twitter as tags são enfeites, o Jaiku leva a sério.

Aproveite os canais para explorar assuntos, e claro, interagir com pessoas do mundo todo.

Sugestão de Amigos

Jaiku permite encontrar seus amigos de forma muito fácil: baseado nas ligações dos seus atuais contatos, o sistema seleciona automaticamente algumas pessoas que possam ter ligações com você.

Conteúdo Integrado

Jaiku também é um agregador de feeds! Adicione o feed de seu blog ao perfil e possibilite que seus contatos tenham acesso ao conteúdo atualizado do seu blog, itens compartilhados do Google Reader, FriendFeed e muito mais.

Mobile e IM modernos e funcionais

Enquanto o bot do Twitter permanece offline, o Jaiku bot está funcionando perfeitamente e alerta sempre que existir um reply para você. Outro ponto positivo é a interface mobile do Jaiku, você não precisa de programas adicionais para acessa-la, utilize o endereço m.jaiku.com para acessa-la diretamente do seu celular.

Para quem utiliza aparelhos da Nokia, o Jaiku oferece gratuitamente um software especial para que você possa desfrutar de todas as funcionalidades(e adicionais) da rede social, tornando o micro-blogging ainda mais confortável.

O que eu fico me pergutando é porque essa rede não, ou ainda, nãoi emplacou. A grosso modo ela tem recursos superiores que o Twitter. Ainda não fiz meu cadastro, caso queira fazer o seu é só clicar aqui.

Nenhum comentário: