quinta-feira, 5 de março de 2009

Google Adwords - A mágica dos links patrocinados

Saiba neste post:
- Porque se deve anunciar na web
- O que é o Google Adwords
- Como funcionam os links patrocinados
- Quais são as formas de pagamento do Google Adwords
- Perguntas frequêntes

1) Porque anunciar na web?
A internet já está integrada ao dia-a-dia das pessoas e o número de usuários é cada vez maior. De olho nesses consumidores, as empresas estão destinando mais verbas à web para divulgar marcas, produtos e serviços.

- Agilidade
- Flexibilidade
- Controle dos resultados
São algumas das vantagens de anunciar na internet, mas a principal está no PODER DE SEGMENTAÇÃO

Com tanto tráfego de informação, é preciso um bom mapa para levar alguém ao destino certo e o Google é especialista nisso.

Ao pesquisar no Google, o usuário encontra resultados relevantes. E seu anúncio pode ocupar um lugar de destaque junto a esses resultados.

2) O que é o Adwords?
O Google Adwords associa sua publicidade com o que o cliente potencial está procurando.

Quando alguém digita uma palavra-chave no Google, junto aos resultados da pesquisa aparece o anúncio comercial do link patrocinado, com a conexão para o site do anunciante.

Além dos anúncios de texto, você pode veicular anúncios online em outros formatos e aparecer também nas páginas da rede de conteúdo que seriam os site parceiros.

É isso! Apenas dois cliques separam você do seu cliente potencial.

É a mensagem certa, no momento oportuno, para o público que lhe interessa.

- Você só paga quando seu anúncio online for clicado.
- Escolhe quanto e como quer pagar.
- Controla seu investimento através de relatórios que ajudam em sua estratégia de divulgação, trocas das palavras-chave ou da mensagem do anúncio a qualquer momento.

Com os links patrocinados você tem:
- Objetividade
- Retorno sobre o investimento
- Eficácia na comunicação
- Flexibilidade no orçamento

3) Como funcionam os links patrocinados
Quando alguém digita uma palavra na busca do Google, além do resultado da pesquisa, aparecem, em destaque, os links patrocinados.

Para fazer os anúncios de links patrocinados você tem duas opções, fazer você mesmo ou contratar uma empresa especializada em web marketing.

Minha dica é fazer com a empresa especializada, pois você não tem nenhuma dor de cabeça e com certeza a empresa de marketing online vai saber otimizar os seus anúncios da melhor maneira tirando o melhor proveito e fazendo render mais a sua verba de investimento em anúncios online.

É possível fazer links patrocinados, mesmo que você ou sua empresa não possua site.

Você não vai pagar o valor máximo do clique. Dependendo do desempenho da sua campanha online, você poderá pagar menos pelo clique e ganhar mais destaque na página.

O valor do clique vária de acordo com a concorrência por cada palavra-chave. Existem possibilidades de você pagar R$ 0,05 o custo por clique (CPC), mas é claro que existem casos que o CPC é bem mais caro, como por exemplo R$ 0,80, R$ 1,50...

Por esses motivos é muito importante você estar sempre acompanhado e avaliando o desempenho da sua campanha online.

4) Formas de pagamento
Quanto e como você pode pagar?
Você paga uma taxa única de ativação de R$ 20,00 e o custo da campanha, pelo sistema Pós-pago ou Pré-pago.

PÓS-PAGO
Por cartão de crédito, com débito a cada 30 dias ou quando é atingido o limite de R$ 200,00. Esse limite vale para a primeira cobrança. Ele aumenta quanto mais você investir. Seus anúncios online são publicados a partir da autorização do débito.

PRÉ-PAGO
Por boleto bancário. Você antecipa um valor e recebe e-mails de alerta do saldo esgotar. Cada boleto deve ter o valor igual ou superior a R$ 40,00. A taxa de ativação(R$ 20,00) é descontada no primeiro pagamento, o restante vai para o crédito da campanha. Os anúncios são publicados depois que o Google receber o primeiro pagamento(3 dias úteis).

5) Perguntas frequêntes
Posso manter sempre meu anúncio no topo da lista?
Não há posições fixas, porque o sistema de links patrocinados do Google é dinâmico. A posição do seu anúncio online depende do custo por clique (CPC) máximo e do índice de qualidade da sua campanha.

Se meu orçamento for pequeno, corro o risco de não ver meu anúncio?
Quando o orçamento diário fica abaixo do recomendado pelo sistema, o Google Adwords distribui os anúncios ao longo do dia, de forma intermitente, para não esgotar o saldo da sua cota. Para expor seu anúncio mais vezes, além de aumentar o valor de investimento diário você pode escolher palavra-chaves mais específicas.
Exemplo: Ao invés de colocar apenas "câmera digital" coloque "Câmera digital Sony w7 Curitiba".

Fonte: Google
Ajustes e adaptação do texto: Rafael Perozin

2 comentários:

toor disse...

Rafael,

Parabéns pelo conteúdo apresentado, utilizei estas informações no meu site e o resultado veio muito rápido.

Grande Abraço,

Rodrigo Otavio
Servidores Linux Curitiba
www.toor.com.br

toor disse...

Rafael,

Parabéns pelo conteúdo apresentado, utilizei estas informações no meu site e o resultado veio muito rápido.

Grande Abraço,

Rodrigo Otavio
Servidores Linux Curitiba
www.toor.com.br