terça-feira, 30 de junho de 2009

E-mail marketing - Como tirar melhor proveito e ter um melhor retorno

O e-mail marketing é a grande oportunidade que você tem de fidelizar todos os tipos de clientes, fazendo com que ele indique sua loja virtual e volte a comprar, sem contar que ele pode atrair novos clientes para o seu e-commerce ou site e que ele é essencial para conquistar novos clientes e tem impacto direto nas vendas.

Para se obter um bom retorno com o e-mail marketing é preciso um planejamento depois criação focada em apenas um objetivo, execução e depois de enviado, uma analise da campanha.

Cuidado! Campanhas de e-mail marketing mal feitas e mal estruturadas podem dar um retorno totalmente oposto do que se esperava, afastando as pessoas do seu e-commerce.

Como os clientes estão cada vez mais bem informados e exigentes, é preciso oferecer um material de alto nível para não acabar perdendo para a concorrência.

Algumas dicas:

- Antes de enviar para todos os contatos faça alguns testes como: enviar primeiro para você mesmo e então se estiver tudo ok ai sim envie para todos.

- Se estiver em dúvida entre 2 modelos, faça o meso teste acima, depois envie 1 modelo para 5% da sua lista e o outro modelo para outros 5%. Analise o retorno e envie para os outros 90% o que tiver melhor aceitação, caso nenhuma tenha um bom retorno, REFAÇA!

- Envie e-mails personalizados para cada grupo.
Ex.: Numa livraria envie e-mail marketing divulgando livros de humor apenas para pessoas que tenham interesse nessa categoria, pois de nada adianta você enviar propaganda de livros de humor para pessoas que gostam de livros de terror.

Obs.: Para saber os interesses de cada cliente faça um cadastro mais completo, solicitando que a pessoa marque as categorias do interesse dela.

- Não divulgue apenas produtos ou serviços, envie também agradecimentos e e-mails em datas especiais.

- Calcule o retorno, para saber o que funciona e o que não funciona e para poder comparar com outras campanhas de e-mail marketing e fazer layouts cada vez mais eficientes.

- Não envie e-mails muito longos, pois as pessoas não costumam perder muito tempo com isso.

- Importante ser direto e procurar utilizar um objetivo apenas.

- Jamais encha a caixa de e-mails do cliente / fornecedor para que ele não apague tudo sem nem se quer abrir.

- Mantenha sempre um padrão e de preferência relacionado com os outros layouts de comunicação da sua empresa para que o público-alvo tenha certeza que foi você que mandou e não acabe confundindo com spam ou vírus.

- Nunca envie e-mails com solicitação de confirmação de recebimento, pois é muito chato.

- Se possível utilize listas de distribuição de e-mails para que os e-mails enviados não sejam considerados spam. Essas listas de distribuição podem ser noturnas ou diárias fazem os disparos diretamente através do servidor um e-mail de cada vez.

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