Respondendo ao comentário feito pelo nosso colaborador Paulo Andraus no ultimo post sobre como otimizar de campanhas de links patrocinados, onde ele pediu para saber mais sobre taxa de rejeição, ai vai algumas explicações e dicas.
Que raios é essa taxa de rejeição (bounce rate) que aparece aqui no meu Google Analytics?
De forma simples e direta é a porcentagem de pessoas que entram no seu site e saem dele sem fazer nenhum tipo de ação, ou seja, entra fica poucos segundos no site e vai embora sem clicar em nenhum tipo de link.
Por que a taxa de rejeição do meu site está tão alta?
Existem vários motivos que podem causar e eu vou listar apenas alguns:
- Tempo para o carregamento completo do site.
- Usabilidade, ou seja, a facilidade pra encontrar o que ele quer.
- Acessibilidade, ou seja, algum erro do servidor ou de programação ou link quebrado.
- Não ter landing Page para os buscadores e anúncios.
- Links patrocinados está usando palavras muito amplas. Exemplo: Eu vendo Tênis feminino e anúncio para palavra-chave “tênis”, e uma pessoa que procura tênis masculino resolve buscar pelo termo “tenis”, vê meu anúncio clica e quando vê que é apenas feminino vai embora.
- Falta de conteúdo no site. Exemplo: Um site que não tem foto ou descrição dos produtos ou esta com todos os produtos com estoque zero terá uma taxa de rejeição altíssima.
Como diminuir a taxa de rejeição do meu site?
Identificando o problema que está gerando a alta taxa e consertá-lo.
Qual a taxa de rejeição ideal?
0% hahaha, mas é tipo impossível (nunca vi). O que jamais pode acontecer é que a porcentagem de novas visitas seja menor que a taxa de rejeição.
Obs.: Quanto maior a taxa de rejeição pior e quando maior a taxa de conversão ou novas visitas melhor para o site.
Dica: Muitas vezes quando diminui a taxa de rejeição do site automaticamente você acaba aumentando a taxa de conversão em vendas do seu site.
2 comentários:
Opa, agora senti firmeza! Respondendo às dúvidas que o pessoal tem nos comentários, muito bom.
Gostei bastante do post, bem explicativo e tirou uma dúvida pontual minha de forma esclarecedora.
Como ainda sou iniciante no SEO é interessante saber os conceitos básicos para ter uma base sólida para crescer e aplicar o conhecimento de forma padrão (assim como é importante aprender Webstandarts para criar um CSS limpo).
Muito bom e muito obrigado!
Uma boa maneira de diminuir a taxa de rejeição de seu blog, é colocando um plugin de posts relacionados. Ou seja, se ao final de cada artigo que postares houver uma lista de posts relacionados com o lido, e o leitor tiver interesse, certamente mudará a página e lerá mais alguns. Dessa forma, não vai embora da página de entrada.
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