O filme começa com uma discussão entre Mark e sua namorada, Erica. Eles terminam o namoro e ele cria o site facemash.com.Nesse site, Mark pegou as fotos de todos os Year Books das faculdades próximas e confrontou as meninas, para ver quem seria a mais bonita.
Esse site cria uma repercussão instantânea, e os irmãos Winklevoss chamam Mark para criar o harvardconnections, um site em que a pessoa teria seu perfil, fotos e pensamentos compartilhados apenas com quem tivesse e-mail da universidade (Harvard.edu). A ideia era de exclusividade.
Mark topa entrar no negócio, mas tem uma idéia e ruma por um caminho diferente. O Facebook começa a expandir-se e ir para outras escolas e universidades. Quando chega a Stanford, cruza com Sean Parker, o criador do Napster. Sean percebe o potencial desse site e marca uma reunião com os co-fundadores Mark e Wardo (apelido de Eduardo).
Até esse ponto, a discussão sobre “monetizar” o site estava apenas entre Wardo e Mark. Porém, nessa reunião, Sean convence Mark que o site tem um potencial gigantesco com a frase: “Sabe o que é mais legal que um milhão de dólares? Um bilhão.”
Após essa reunião, Saverin vai à Nova York procurar por anunciantes sem sucesso, enquanto Sean consegue uma injeção de U$500.000,00. Isso aumenta a moral de Sean e diminui a de Wardo. Com ciúmes, este congela a conta em que está registrado o domínio do site, gerando raiva em Mark, que preza pela estabilidade do site.
Mark chama Wardo para a sede da Califórnia para assinar uns papéis que seriam necessários para a injeção do meio milhão de dólares. Esses papéis são, na verdade, o contrato que diz que Eduardo terá 34% das ações e que eles seriam diluíveis, ou seja, poderiam ser vendidos para acionistas.
Pronto. O golpe está feito. O crescimento do site é exponencial. Em menos de 1 ano o site alcançaria o primeiro milhão de usuários, o que é motivo de festa para Sean. Numa pós-festa, ele é preso por porte de drogas e perde a amizade de Mark.
O filme todo tem interrupções das reuniões de acordo. Mark sempre sarcástico complica os acordos, fazendo com que os advogados se irritem.
Um filme que vale a pena ser visto. Trata não apenas da criação de um site, mas das relações de amizade, profissionais e amorosas do criador/ladrão do Facebook.
Não se consegue 500 milhões de amigos sem se fazer alguns inimigos.
Se alguém acha que esqueci alguma parte importante do filme, favor lembrar nos comentários.
O filme estará em cartaz dia 3 de Dezembro nos cinemas nacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário