sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Web Marketing: O que é, qual é a importância e quais as principais ferramentas?

É o marketing online. Do mesmo jeito que o marketing off-line é importante para uma empresa o web marketing é importante para um site, portal, e-commerce ou qualquer outro tipo de site.

O webmarketing é responsável por quase tudo, ele cuida da usabilidade do site, e se preocupa principalmente em fazer com que as pessoas saibam que um site existe. Utiliza para isso algumas ferramentas como:

- SEO(Search Engine Optimization)
Deixa o site bem posicionado na busca orgânica dos mecanismos de pesquisa. Forma gratuita.
- SEM(Search Engine Marketing – famoso link patrocinado)
Forma de anuncio mais barata que existe, é paga por clique e esse valor varia de acordo com o numero de anúncios para a palavra-chave. Por meio da rede de conteúdo ou de canais nos buscadores como Google, Yahoo...
- Publicidade 2.0
Qualquer tipo de divulgação online, banners, hot-site...
- Marketing viral
O famoso boca-boca online. Você faz a ação e deixa que os internautas espalhem pela web, claro se eles gostarem da ação.
Exemplo: Hot-site da cerveja Antártica onde você digitava seu nome num campo e o do amigo em outro campo, então gerava um vídeo onde o seu nome aparecia tatuado no braço da Juliana Paes e o do seu amigo na bunda do Bussunda.
- Newsletter
E-mail informativo com as últimas atualizações do site que é enviado para lista de pessoas cadastradas no seu site e que tenham interesse em receber esse tipo de informação.
- E-mail marketing
E-mail de propaganda/apresentação/datas comemorativas bem elaborado que é enviado para clientes/fornecedores.(Não é SPAM)
- Blog, Videolog, Fotolog
Meio através do qual a empresa ou internauta tem o contato direto com o usuário, criando assim uma boa relação e passa bastante credibilidade.
- Gerenciamento de marca online
Cuida do que esta sendo falado da sua empresa/marca em comunidades, fóruns, blogs, orkut e outros.
- Outras...

Normalmente as pessoas acham que só ter um site já basta. Mas de que adianta um site largado? Para alguém chegar até seu site pode levar, dias, meses, até anos, mas para ele desistir e nunca mais voltar basta 5 segundos.

Se o cliente entra no seu site e não encontra o que procura ele vai sair e não voltar mais. No mundo off-line um cliente insatisfeito atinge 10 pessoas já no mundo online ele consegue atingir no mínimo 100 pessoas e é a internet possibilita isso porque a facilidade de alguém encontrar o que procura é muito grande, e os buscadores são os grandes responsáveis por isso. Não considero os buscadores culpados e sim o meio que fez com que as pessoas levassem mais a sério a internet e fizessem as coisas mais bem feitas e com maior profissionalismo, aproveitando assim esse grande meio que é a internet.

Um comentário:

Dicas de Imóveis em Curitiba disse...

Realmente é bem importante a questão de webmarketing, lembrando que o resultados, como descrito no post, não são imediatos, leva tempo e muita dedicação!!

Parabéns pelo blog...abraço!