Barack Obama nos deu uma aula de como se fazer uma campanha online bem feita. Provou a muita gente que se deve acreditar na internet e investir pesado nela, pois ela pode trazer excelentes resultados, é capaz até mesmo de eleger o presidente dos Estados Unidos da America, que é a principal potência do mundo atual. E se não bastasse, quebrou qualquer tipo de preconceito racial elegendo o primeiro Presidente negro da história dos EUA.
Os responsáveis pela campanha foram muito além de um site bem feito e com um layout bonitinho, eles conseguiram atingir público-alvos diferentes, falando para todos: um tipo de linguagem para os artistas, outra para os idosos, outra para os jovens e assim foi.
Boa parte do dinheiro arrecadado para a campanha off-line(física) foi arrecadada através de doações no site. Obama conseguiu criar um estilo, um conceito com seus produtos e muitas pessoas aderiram inclusive famosos, no site tem a Obama Store onde vendem vários tipos de produtos, desde botons até camisetas.
E não para por ai, ele incentivou os jovens a votarem e as pessoas que normalmente não votavam a votarem mostrando qual a importância do voto deles para o país.
Criou também um slogan genial, We can change (Nós podemos mudar), que não afeta apenas os que querem um novo governo, afeta pessoas que querem vida nova, que acreditam que existem coisas a serem consertadas, faz uma referência a cor, que não precisamos votar apenas em brancos, que negros também são pessoas de bem e podem trazer benefícios.
Trabalhou bastante com vídeos criando inclusive a BarackTV, criou um blog com feed rss, disponibilizou através do site vários ringtones, criou um perfil em todos os tipos de comunidades: Facebook, Myspace, YouTube, Flickr, Digg, Twitter, Eventful, LinkedIn, BlackPlanet, Faithbase, Eons, Glee, MiGente, MyBatanga, AsianAve, DNC Partybuilder.
E por mais que ele não seja o presidente que todos esperam ele já conseguiu mudar muita coisa, inclusive nossa visão da internet e dos negros, quebrando barreiras.
Site Barack Obama: www.barackobama.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário