- Fácil identificação da página (a pessoa poder entrar por qualquer página quando vem do Google e isso diminui a taxa de rejeição. Exemplo destacar o título da página ou nome de produto).
- Usar tags H1, H2 e H3 (H1 só pode ter 1 por página).
- Destaque para ação principal da página (exemplo botão comprar, formulário de contato e botão de enviar).
- + texto – imagem de texto (Google lê texto e não imagem).
- Evitar JS (sempre que possível não fazer menus em Java script ou flash – quando não tiver escolha encontrar uma alternativa como por exemplo: mapa do site).
- Alt e Title nas imagens (é a forma como o Google identifica cada imagem e ajuda deficientes).
- Title nos links (procurar usar uma palavra-chave que defina o que é o link).
- A ordem das palavras-chaves é muito importante (sempre que um texto puder vir antes de uma imagem melhor).
- Menus com palavras-chave.
- Anchor text dentro da página (exemplo: quando num texto você comenta sobre os serviços da empresa colocoar link para página de serviços na palavra – é legal ter link em palavras-chaves e também em palavras-chaves).
- Evitar SPAM de palavra-chave ou de anchor text (Google identifica e pune o site, essa punição pode ser a exclusão da busca).
- Nome de arquivos com palavra-chave (ao invés de salvar uma imagem do menu com nome bot1.jpg, salve como menu_servicos.jpg – importante buscar identificar o que é a imagem através do nome, afinal o Google images não vê a imagem e sim o nome dela e o alt).
E o mais importante de todos:
- Foco sempre no cliente (usabilidade – ideal é conseguir acessar qualquer página do site indiferente de onde ele tiver – temos que pensar no Google mas não podemos dificultar para o cliente por causa dele e fazendo dessa forma já diminuímos as chances de fazer SPAM).
2 comentários:
Acho que "+ texto - imagem de texto" não interfere.
Por exemplo:
Faço no Photoshop uma imagem para ser um botão, ou um título clicável.
Aí, no HTML, escrevo: "Planeta Terra". No CSS, basta eu jogar o text-indent para -9000 px.
Vai ser uma imagem de texto, vai ter o Xhtml (que é o que eu uso), e vai ser do jeito que você tinha no photoshop.
Hoje em dia, com o CSS3, dá para evitar bastante essa prática (Que eu também não gosto muito de fazer, apesar de fazer, haha), porém não creio que isso vá implicar no SEO.
Paulo,
A parte de + texto e - imagem é porque tem gente que faz o título principal da página com imagem (existe também vários outros casos.), porque é uma fonte diferente e com certeza por mais artimanhas que agente use a imagem desse titulo nunca vai ser a mesma coisa que eu fazer esse título em texto dentro de uma H1.
Quando tiver você e seu concorrente brigando pelo primeiro lugar no Google pequenas coisas como essa fazem a diferença.
Não sou totalmente radical com isso (+ texto e - imagem) porque também sou designer e sei que tem coisa que jamais um texto vai substituir, mas sempre que der, podemos fazer um esforço.
Postar um comentário