segunda-feira, 19 de julho de 2010

Funcionários inteligentes crescem junto com a empresa

Já devem ter ouvido falar ou lido o livro "Casais inteligentes ficam ricos juntos". Acredito que o mesmo funcione para as empresas.

Estou lendo o livro It's not how good you are, it's how good you want to be (não importa o quanto você é bom, mas o quanto você QUER ser bom) escrito pelo publicitário inglês Paul Arden (uma lenda!)

Em uma parte do livro ele fala sobre "Tudo é minha culpa!" e por achar que se encaixa perfeitamente aqui na agência e para várias outras coisas que forem fazer na vida vou falar um pouco sobre.

Quando algo der errado não temos que culpar os outros e sim nos culpar.

Quando as coisas dão errado ficamos achando justificativas e normalmente usamos frases como:
- O briefing está mal feito ou incompleto
- Não foram definidos todos os detalhes do layout
- O CSS estava uma zona, faltou estilos
- Não foi testado o suficiente
- Não informaram o cliente que foi feito
- O cliente não aprovou todas as idéias
- Estava sem tempo
- O diretor não me escuta

Pessoas de sucesso precisam chamar a responsabilidade pra si e fazer o melhor nos projetos que estiver fazendo. Sem exceções.

Em projetos SEMPRE em alguma das etapas vai acontecer algum tipo de falha e por isso se todos tiverem o mesmo objetivo, empenho e responsabilidades os projetos serão bem executados, os clientes vão gostar do resultado, a empresa e todos que estiver juntos vão crescer.


Vocês podem estar pensando que irão assumir a culpa do outro ou fazer coisas que não são da sua arcada, mas pelo contrário. Hoje você pode estar resolvendo um pepino de um colega de trabalho e amanhã ele resolvendo o seu.

"Para termos o que queremos primeiro precisamos dar o que desejamos." por Ari Paluch no livro combustível espiritual.

Um comentário:

Anônimo disse...

Já tinha escutado essa frase, imagino que numa aula ou palestra.

Realmente, para melhorar o trabalho em conjunto é interessante aumentar o trabalho individual em um projeto. Claro, alguns dos itens listados sempre devem ser revisados (como o briefing) e, se necessário, melhorados. Porém, se evitarmos o péssimo hábito do "sair às 6 em ponto" e aumentarmos nossa dedicação (pode ser até saindo às 6 em ponto), o trabalho final será melhor.