terça-feira, 26 de outubro de 2010

Usabilidade para Crianças


Públicos fiéis são 80% do orçamento de uma empresa. É um dado que se passa na faculdade e é uma lenda urbana do comércio.

20% dos seus consumidores geram 80% do seu faturamento. E 80% de seus consumidores geram 20%. Quem vale a pena cuidar melhor?”  Sempre perguntam os professores sabichões.

Podemos perceber que algumas empresas prezam por fidelizar seus clientes. Cartões-fidelidade, clube de vantagens, relacionamento com clientes antigos, n ações.

O problema está em fidelizar um cliente de seis anos. Ele já compra. Já é influenciado pela Tv. Já é influenciador quando vai ao mercado com a mãe. Mas mês que vem ele quer trocar de brinquedo. Quer trocar de achocolatado, de cereal matinal.

Isso é praticamente impossível com crianças com menos de 6 anos. Elas ainda não desenvolveram a lógica em seus raciocínios e, por isso, de acordo com Richmon Piaget (psicólogo da década de 70), agem praticamente com uma causa-efeito, ou seja, não percebem que um efeito pode vir de várias causas.

Perceber que uma criança gosta da roupa da Lilica Ripilica porque todas as outras delas também o são é muito difícil de acontecer. Por isso, cria-se (ou pelo menos tenta-se criar) uma amizade entre criança / marca. Ela deve entender sem que nem mesmo entenda que gosta daquilo.

Essa introdução toda foi apenas para servir de base para os seguintes aspectos que são importantes para um site infantil, em termos de usabilidade:
1)    Caso o site seja um jogo, que tenha a opção salvar automaticamente e a opção de marcar essa página como página inicial do navegador.
2)    Fazer páginas que demoram a carregar terem uma interação com o usuário (tal qual o bebê falante da Unimed no http://www.idadeinterior.com.br/).
3)    Disponibilizar o conteúdo do site sem que haja scrolls horizontais ou verticais. Dificilmente uma criança voltará ao topo do site após ter chegado à base.
4)    Crianças tendem a imitar. Enquanto o site carrega, mostrar uma animação de como ele deve proceder na página.
5)    Não tenha medo de usar vários botões. Multi players também são bem-vindos. Jogos com fases de acúmulo são preferidos e geram mais tempo de permanência na página.
6)    Menus com drop também são bons. Economizam espaço e geram uma sensação de descobrimento por parte da criança.
7)    Usar muito ícone e imagem e pouco texto, pois facilita para a criança entender o que irá acontecer quando ela clicar.
8)    Como num site de "adulto", mas com uma preocupação ainda maior, sempre buscar o menor número de cliques para que a criança não se perca.

É importante vermos o comportamento de nosso público antes de criarmos um site. Importante não, fundamental. Uma criança que não consegue ver com clareza o topo do site não acessará o “cadastre-se” com facilidade.

O ideal é que, antes de criar um site para esse público,  assistirmos uma criança navegando e ver quais os sites que eles mais acessam, pois se é bem acessado é porque existe uma certa fidelidade e facilidade.

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