segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Google punirá empresas que tiverem comentários negativos
Sob influencia de uma notícia do jornal The New York Times, o Google decidiu alterar seu algoritmo em relação à comentários degradantes de usuários sobre empresas. O assunto surgiu quando a americana Clarabelle Rodriguez recebeu um péssimo tratamento por parte da DecorMyEyes, companhia de lentes e armações de óculos, que aparecia nas primeiras posições dos resultados de busca do Google.
De acordo com Amit Singhal, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do algoritmo do Google, a nova versão medirá o teor das mensagens deixadas pelos usuários, se houver citações negativas, as páginas da empresa perderão relevância e posicionamento nas buscas.
O desejo do Google em ser o mais 'humano" possível nas avaliações e na classificação das páginas condiz com essa nova feature do algoritmo, porém, a dúvida que surgiu na cabeça dos profissionais de SEO ao redor do mundo é: Como o algoritimo fará isso?
O problema maior não é identificar palavras negativas sobre uma empresa ou marca mas sim entender o contexto ao qual se aplica. Como o robô de busca interpretará a seguinte frase:
"Tanto Coca Cola quanto Pepsi possuem um excelente sabor, mas a segunda não comunica bem para seu público."
Como o Google entenderá que a "segunda" se trata da marca Pepsi? (Usei Pepsi como exemplo, não é uma critica à comunicação da marca)
E ainda, como saber se um comentário negativo não foi apenas motim da concorrência?
Ainda não temos informações sobre como o Google pretende fazer isso, mais de antemão digo que será um desfio gigantesco, principalmente se não houver envolvimento humano nas interpretações.
E você, como acha que o Google interpretará os comentários dos usuários?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Belissímo post, de primeira mão.
Meu maior medo é essa possível desonestidade por parte da concorrência que com certeza irá existir.
Já pelo lado de refinar a busca e mostrar resultados com maior qualidade essa punição do Google será sensacional.
Aguardar pra ver o que os caras vão fazer!
Creio que essa ideia não vai funcionar. Pois não tem como provar a veracidade da reclamação. É mais fácil criar uma espécie de selo para as que tem comentários negativos.
Exemplo eu faço a busca de uma certa marca e ela é a primeira no Google, mas só que ela tem vários comentários negativos, ela continua sendo primeira mais recebera um selo negativo.
Estilo um mercado livre, acho q isso funcionária melhor, pois a empresa não quer ficar em primeiro, mas com o nome sujo. Sendo assim elas vão se preocupar em se manter em primeiro e sem selos negativos.
Acho que o que vale mais aqui é a discussão.
Como saber se o comentário negativo não foi feito por alguém da concorrência?
O que fazer para evitar punições injustas?
Se um cliente que realmente foi mal atendido comentar várias vezes sobre uma encomenda que não chega?
A discussão vai longe, mas só jogar essa ideia no ar já mostra quão inovador o Google é.
Acho que esse detalhe de ser prejudicado pela concorrência é um detalhe que com certeza o Google já deve estar se prevenindo, só não imagino como.
Interessante o teaser para deixar as empresas sobre alertas de possíveis cagadas diárias.
Sempre acreditei na minha marca favorita, e tenho certeza que não irá decepcionar as empresas com sua atitude ;)
Ótimo artigo Vini.
No SEOCamp 2010 na sala de desconferencia abordamos esse assunto. A idéia que mais rolou foi de que o Google com certesa deverá arrumar um jeito para interpretar os comentários. Pode ser que ele anule comentários os duvidosos e classifique apenas os positivos e negativos.
Enfim, como profissionais de SEO o que mais vale é enteder a alteração e se adaptar no melhor sentido, também acredito que essa alteração não será tão crucial para os fatores de ranking.
Grande abraço!
Postar um comentário